Sala_color_2.png

Reforma da casa dos Mobens

2019

Orientadora:

Silke Kapp

O projeto de reforma da  casa do Rogério, Luiza e Victor surgiu como demanda  da disciplina de projeto Cirurgia de Casas ministrada pela professora Silke Kapp da Escola de Arquitetura da UFMG. 

A disciplina propõe a aplicação de um método de reforma aplicado pelo arquiteto argentino Rodolfo Livingston, descrito no livro “Arquitectos de Familia” sendo um método mais próximo do cliente e dividido em etapas de trabalho.

A metodologia de Livingston é comparado ao trabalho de um médico, onde o o arquiteto atua examinando o cliente, depois a casa e propõe opções de resolução dos problemas dispostos pelos clientes. Após a apresentação e escolha de uma das opções é elaborado um manual de instruções para que o cliente possa executar e fiscalizar a obra.

Banheiro_color.png
Área_de_Serviço_-_Perspectiva.png
Opção 1
Opção 1

press to zoom
Opção II
Opção II

press to zoom
Problemas e desejos
Problemas e desejos

press to zoom
Opção 1
Opção 1

press to zoom
1/5

Opção 1

Nesta opção retiramos um dos quartos e transformamos em sala de estar. A ideia principal que aparece em todas opções é conjugar a área de estar com a cozinha e sala de jantar de forma a diminuir o isolamento dos espaço.

Com a retirada de um dos quartos mantivemos o DCE com o tamanho original para servir como quarto de visitas.

Opção 2

É uma variação da opção 1 onde trocamos a sala de estar e de jantar de lugar. 

Opção 3

Nesta opção mantivemos os quartos com a conformação inicial. A sala de jantar torna-se a sala estar e a parede que separava os ambientes é demollida, sendo mantida apenas a que separa a sala da cozinha.

Como mantivemos um quarto, o DCE foi transformado em escritório e seu tamanho foi diminuído para dar mais espaço a área de serviço que passa a ocupar o espaço do antigo banheiro.

Opção 4 - opção escolhida

É uma variação da opção 3 onde trocamos a disposição da sala de estar e jantar. A parede entre a cozinha e a sala de jantar é demolida e a Tv da sala fica localizada no meio dos espaço em uma estrutura que gira em 360º.

Apresentação das Opções

Para apresentação das opções utilizamos a realidade virtual e aumentada para permitir uma imersão e melhor entendimento do projeto por parte dos clientes.

Eram dois aplicativos: o primeiro exibia imagens em 360º renderizadas do interior de cada opção, e o segundo usava as plantas como marcadores que quando observadas com uso do Google Cardboard através da câmera do celular exibia as plantas em 3D.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/4