
Reforma da casa dos Mobens
2019
Orientadora:
Silke Kapp
O projeto de reforma da casa do Rogério, Luiza e Victor surgiu como demanda da disciplina de projeto Cirurgia de Casas ministrada pela professora Silke Kapp da Escola de Arquitetura da UFMG.
A disciplina propõe a aplicação de um método de reforma aplicado pelo arquiteto argentino Rodolfo Livingston, descrito no livro “Arquitectos de Familia” sendo um método mais próximo do cliente e dividido em etapas de trabalho.
A metodologia de Livingston é comparado ao trabalho de um médico, onde o o arquiteto atua examinando o cliente, depois a casa e propõe opções de resolução dos problemas dispostos pelos clientes. Após a apresentação e escolha de uma das opções é elaborado um manual de instruções para que o cliente possa executar e fiscalizar a obra.


Opção 1
Nesta opção retiramos um dos quartos e transformamos em sala de estar. A ideia principal que aparece em todas opções é conjugar a área de estar com a cozinha e sala de jantar de forma a diminuir o isolamento dos espaço.
Com a retirada de um dos quartos mantivemos o DCE com o tamanho original para servir como quarto de visitas.
Opção 2
É uma variação da opção 1 onde trocamos a sala de estar e de jantar de lugar.
Opção 3
Nesta opção mantivemos os quartos com a conformação inicial. A sala de jantar torna-se a sala estar e a parede que separava os ambientes é demollida, sendo mantida apenas a que separa a sala da cozinha.
Como mantivemos um quarto, o DCE foi transformado em escritório e seu tamanho foi diminuído para dar mais espaço a área de serviço que passa a ocupar o espaço do antigo banheiro.
Opção 4 - opção escolhida
É uma variação da opção 3 onde trocamos a disposição da sala de estar e jantar. A parede entre a cozinha e a sala de jantar é demolida e a Tv da sala fica localizada no meio dos espaço em uma estrutura que gira em 360º.
Apresentação das Opções
Para apresentação das opções utilizamos a realidade virtual e aumentada para permitir uma imersão e melhor entendimento do projeto por parte dos clientes.
Eram dois aplicativos: o primeiro exibia imagens em 360º renderizadas do interior de cada opção, e o segundo usava as plantas como marcadores que quando observadas com uso do Google Cardboard através da câmera do celular exibia as plantas em 3D.