Print7.png

6ª Mostra da Escola de Artes Visuais CHAMA! Corpos Arvoredos Plurais

2021

Colaboração:

Sophia Alberti

Julia Ho

Uri Nonnato

Gabriela Abreu

Bruna Gonçalves

"A CHAMA é a mostra artística da Escola de Artes Visuais do Cefart caracterizada por incluir em sua programação atividades como: exposições, rodas de conversa, oficinas, ações de mediação cultural, propostas artísticas diversas como apresentações, saraus, performances e feiras de arte.
O evento ocorre ao final de cada semestre, seguindo o calendário da Escola de Artes Visuais. O principal objetivo da CHAMA é possibilitar a aplicação prática por alunes dos conteúdos estudados em sala de aula, durante os cursos: Formação Continuada em Assistente de Produção Cultural, Curso Básico de Arte Educação, Curso Básico de Curadoria e Curso Básico de Expografia."

1/5

"A proposta curatorial elaborada pela curadora convidada, Celina Lage, aborda o meio ambiente a partir do conceito “as árvores e os arvoredos” e propõe reflexões acerca de como os corpos das pessoas se relacionam com eles. Além de estabelecer um diálogo com o Parque Municipal, vizinho ao Cefart e ao Palácio das Artes, para promover a percepção da natureza e o bem estar do público.

O contexto gerado pela pandemia da COVID-19 influenciou tanto a definição do formato virtual da mostra, como a escolha em abordar a crise do clima mundial e a promoção da agenda de preservação ambiental. Primeiro, a qualidade do ar melhorou com o lockdown, uma medida de contenção do contágio do vírus, e ficou evidente que a poluição nos centros urbanos reduziu, após a diminuição da circulação de pessoas. Segundo, a origem da doença, de acordo com pesquisas científicas em andamento, pode ser uma zoonose transmitida por morcegos selvagens, cuja presença em centros urbanos foi provocada pelo desmatamento."

1/4
CHAMA_EXTERNA_2_edited.jpg

O Sonho da Terra

2021

Instalação virtual

Danilo Celso

*Textos retirados do site da mostra 

http://chamamostra.art/